Alimentos ricos em purinas: alimentos a serem comidos com moderação para controlar a gota

As purinas são conhecidas por serem compostos químicos que são amplamente encontrados em todas as células do corpo humano e em vários outros alimentos...


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As purinas são conhecidas por serem compostos químicos que são amplamente encontrados em todas as células do corpo humano e em vários outros alimentos à base de plantas e animais. Estes compostos são incolores e em forma de cristal. Eles são divididos em ácido úrico durante o processo de digestão em nosso corpo.

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Todo este processo é bastante saudável, pois o ácido úrico atua como um poderoso antioxidante , que protege ainda mais as camadas (revestimento) dos nossos vasos sanguíneos . Não só isso, eles também têm um papel importante a desempenhar na síntese de DNA e RNA. No entanto, o excesso de purina no nosso corpo pode resultar em gota e outros problemas sérios. Portanto, isso nos leva à questão – é seguro consumir alimentos ricos em purinas ou não? Vamos descobrir!

Efeitos da Purina no nosso corpo

Destaques
  • Purinas são compostos químicos que são encontrados em células do corpo humano
  • As purinas são decompostas em ácido úrico durante o processo de digestão
  • Excesso de purina no nosso corpo pode resultar em gota e outro problema sério

Como sabemos que ter um excesso de purina no nosso corpo irá aumentar o nível de ácido úrico, o que acaba por resultar em gota. Mas o que é gota? É uma das condições reumatoides mais críticas e dolorosas que comumente afetam as articulações, principalmente nosso dedo do pé e tornozelo, e se não for tratada a tempo, pode levar a sérios problemas articulares.

Os sintomas do ataque de gota são principalmente notados como inesperados. Eles podem, ou não, durar alguns dias ou semanas. Em alguns casos, começa com uma dor crônica repentina nas articulações, ao passo que mostra alguns sintomas comuns antes de ficar sério. Esses sintomas comuns incluem inchaço, inflamação, pele vermelha ou roxa ao redor das articulações e aquecimento súbito e extremo da (s) articulação (ões).

Os sintomas do ataque de gota são principalmente notados como inesperados. Eles podem, ou não, durar alguns dias ou semanas. Em alguns casos, começa com uma dor crónica repentina nas articulações, ao passo que mostra alguns sintomas comuns antes de ficar sério. Esses sintomas comuns incluem inchaço, inflamação, pele vermelha ou roxa ao redor das articulações e aquecimento súbito e extremo da (s) articulação (ões).
(Leia também: Aveia, Tofu, nozes e mais: 10 coisas que você deve comer para um coração saudável )

No entanto, manter uma dieta saudável pode reduzir o risco de ataques de gota. Portanto, precisamos manter um registro dos alimentos ricos em purinas que consumimos diariamente. De acordo com especialistas, os alimentos com mais de 100 miligramas de purina por 100 gramas são considerados alimentos ricos em purinas, em que é aconselhável limitar a ingestão de purinas a menos de 100 miligramas por dia. Dito isto, aqui está uma lista de alguns alimentos ricos em purinas que podemos consumir com moderação.

Vamos começar com vegetais ricos em purinas e frutas:

1. Passas
Passas são simples uvas desidratadas que são ricas em vitamina B, potássio e ferro. Eles são uma fonte incrível de energia e carboidratos saudáveis.

Alimentos ricos em purinas: alimentos a serem comidos com moderação para controlar a gota
Passas são ricas em vitamina B, potássio e ferro

2. Brócolis
Brócolis é conhecido por ser uma rica fonte de vitaminas C e K. Também é conhecido por ter altas quantidades de antioxidantes e outros compostos que combatem o inchaço.

3. Apricot
Apricots são conhecidos por terem boa quantidade de potássio, o que ajuda o nosso coração a funcionar bem e também na contração muscular.

(Leia também: Dieta do fígado gorduroso: sintomas, causas,)

Alimentos ricos em purinas: alimentos a serem comidos com moderação para controlar a gota
Os damascos ajudam o nosso coração a funcionar bem.

4. Alcachofra
alcachofras têm grandes quantidades de fibras e manter o açúcar no sangue e pressão arterial no controle. Eles jogam como protagonista quando se trata de combater o mau colesterol em nosso corpo.

Agora, vamos falar sobre carne rica em purina e frutos do mar:

1. Frango
Nós todos sabemos que o frango é uma boa fonte de proteína e compreende todos os aminoácidos essenciais. Comer quantidade certa de frango também pode aumentar a vitamina B3 em nosso corpo, que é o principal responsável pela conversão de carboidratos em energia.

2. Salmão
É um fato bem conhecido que o salmão tem uma boa quantidade de ômega-3, o que ajuda a melhorar a saúde do nosso coração e do cérebro; reduz o nível de colesterol; e até melhora nossa pele e cabelo.

(Leia também: Melhores deliciosas receitas de frango)

Alimentos ricos em purinas: alimentos a serem comidos com moderação para controlar a gota
Salmão tem uma boa quantidade de conteúdo ômega-3.

3. Camarão
Camarão é uma excelente fonte de proteína magra de alta qualidade. Como a carne de porco, eles têm todos os aminoácidos essenciais. Além disso, os camarões também contêm zinco e selênio, o que pode aumentar a produção de energia e a imunidade.

4. Suíno
Porco compreende principalmente proteínas e todos os aminoácidos essenciais. Além disso, é rico em vitamina B e tiamina que ajuda em várias funções corporais.

Alimentos ricos em purinas: alimentos a serem comidos com moderação para controlar a gota
A carne de porco é rica em vitamina B e tiamina, que ajuda em várias funções corporais.

Finalmente, feijões e leguminosas ricos em purina:

1. Moong Beans
Eles são conhecidos por serem ricos em fibras, que irão mantê-lo por longos períodos e manter suas dores de fome na baía. Eles também são ricos em nutrientes como potássio, magnésio e vitamina B.

2. Soja
A soja é uma das melhores fontes de proteína. Eles têm uma boa quantidade de fibra que nos mantém cheios por mais tempo.

3. Lentilhas
Assim como a soja, as lentilhas também são uma boa fonte de proteína. Eles também são bastante benéficos para o nosso coração; tudo graças a minerais como folato e magnésio presentes neles.

4. Feijão branco
A presença de antioxidantes nos grãos brancos pode manter as doenças inflamatórias na baía. Eles também são ricos em folato, que é conhecido por manter nosso cérebro ativo.

Nota: Seguindo uma dieta como meio de controle da gota, deve-se consultar um profissional médico. Além disso, consulte o seu médico antes de continuar ou interromper qualquer medicamento para a gota.


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